Descubra como Fazer um Plano de Carreira e Remuneração para a sua Empresa ou até mesmo tornar-se um Consultor oferecendo este serviço para outras organizações

Se você é um Gestor de RH, Analista ou Consultor Interno/Externo, ou quer
ser um, provavelmente já vivenciou problemas como os descritos abaixo:

  • Falta de uma política clara e diretrizes para a gestão de pessoas, especialmente no que se refere à carreira e remuneração;
  • Falta de comprometimento das pessoas para com o trabalho, resultando em baixa produtividade e resolutividade;
  • Problemas de turnover (rotatividade) na empresa, perda de talentos e dificuldade de reposição da força de trabalho no mesmo nível;
  • Custos altos para recrutar, selecionar e treinar profissionais constantemente;
  • Clima organizacional comprometido em função da desmotivação e sensação de injustiça que paira entre os funcionários;
  • Sensação de impotência diante de tantos problemas na gestão de pessoas, comprometendo sua vida profissional e pessoal;
  • Pressionado a dar soluções, sem condições para tal.

Ou ainda se você almeja:

  • Liberdade financeira;
  • Ter seu próprio negócio;
  • Alavancar sua carreira como um Consultor de RH;
  • Administrar seu próprio tempo e sua empresa;
  • Administrar seu próprio tempo e sua empresa.

Preste atenção aos dados da pesquisa realizada pela Catho em 2014, disponível aqui.

  • 66,7% das empresas no Brasil não possuem Plano de Carreira, dentre as participantes da pesquisa realizada pela Catho;
  • 65,1% dos candidatos valorizam numa oferta de emprego perspectivas de Plano de Carreira e crescimento na empresa;
  • 66,2% dos trabalhadores afirmam que a possiblidade de crescimento é um dos fatores que mais motivam na carreira;
  • 61,9% afirmam que ser reconhecido como um bom profissional é o fator seguinte a motivar na carreira;
  • 34,5% dos trabalhadores pesquisados afirmam que se demitiram do emprego por receber proposta melhor de trabalho.

A solução está na implantação de um Plano de Carreira e Remuneração

A Gestão de Pessoas necessita de políticas e diretrizes claras para atrair e reter talentos, e dessa forma cumprir com os objetivos estratégicos da organização.

Os dados da pesquisa acima citada, demonstram a necessidade de investimentos em carreira e remuneração.

Muitas empresas encaram os investimentos em carreira, treinamento como custos ou despesas e isso é um equívoco, porque a empresa incorre em custos ou despesas justamente por não investir em RH.

O problema é que os resultados positivos ou negativos em políticas e diretrizes de RH ou a falta delas, nem sempre são mensurados.

E você, o que acha desses dados da pesquisa?

Você domina as técnicas para a implantação de um Plano de Carreira e Remuneração que auxilie a empresa a alavancar seus negócios?

Ou ainda:

Você já pensou em alavancar um negócio próprio auxiliando outras empresas a ter melhores resultados?

Neste Programa de Treinamento de Como Desenvolver um Plano de Carreira e Remuneração em 7 etapas, quero mostrar a você como é possível melhorar a performance organizacional e de cada um dos colaboradores da empresa, proporcionando perspectivas de crescimento na carreira.

Com o meu método de desenvolvimento do Plano em 7 módulos, você verá como isso é possível. Você terá acesso a vídeo aulas e a ferramentas que permitirão que você desenvolva o plano de forma eficaz.

Implantando o Plano de Carreira na empresa em que você trabalha
ou como um Consultor Externo, com toda certeza: 

Se você se sente num determinado ponto de sua carreira profissional e quer avançar para outro mais adiante você pode ter neste programa uma espécie de mapa do caminho, um verdadeiro GPS. Seguindo por ele, você será reconhecido como um profissional de resultados.

  • Você, na posição de Consultor Interno, Analista ou Gestor de RH, será capaz de desenvolver o Plano de Carreira e Remuneração sem a necessidade de contratar uma consultoria externa;
  • Você será reconhecido na sua empresa por solucionar problemas decorrentes da falta de diretrizes claras na gestão de pessoas, como absenteísmo, desmotivação, rotatividade alta, dentre outros;
  • Você será reconhecido por soluções inovadoras com um Plano de Carreira e Remuneração desenvolvido pelo método de Competências; que é diretamente vinculados aos objetivos estratégicos da organização;
  • Você poderá ter sua independência financeira, atuando como um Consultor da área de Gestão de Pessoas e oferecer o serviço de desenvolvimento do Plano de Carreira para outras empresas;
  • Você terá mais condições de assegurar mais segurança, conforto e futuro para sua família;
  • Você terá condições de equilibrar melhor sua profissão com a vida pessoal, contemplando todos os aspectos importantes para sua felicidade, paz e bem.
QUERO COMPRAR AGORA

Minha experiência pessoal

Na minha trajetória profissional eu acumulei conhecimentos e desenvolvi planos de carreira e remuneração e vejo esse instrumento como uma das mais importantes estratégias competitivas de uma empresa.

Eu iniciei minha carreira na área administrativa e aos poucos fui galgando postos até chegar a diretoria de uma área de gestão de pessoas. Interessante, eu aprendia ao mesmo tempo em que trabalhava, e era exatamente isso o que eu queria – aprender para me tornar autônoma no futuro. Essa experiência me deu a oportunidade de aos poucos ocupar outros espaços organizacionais e progredir na minha carreira.

Nessa primeira etapa da minha vida profissional e dentro do âmbito de minha atuação, eu apenas fazia a gestão de planos de carreira desenvolvido por consultoria externa. Na verdade, nem eu ou meus colegas de trabalho tínhamos uma base de conhecimentos que pudesse nos fazer entender a importância desse instrumento. Foi a prática, os erros e acertos que nos fizeram entender o que de fato era importante nesse processo.

Depois de um tempo, eu me desliguei desse emprego e fui trabalhar em uma consultoria, lá eu aprendi a desenvolver planos de carreira. O aprendizado que tive ao conviver com  realidades e culturas distintas me ajudaram a ver a importância de se ter um método que responda às especificidades e o ambiente no qual se insere a empresa. Essa foi uma das experiências mais ricas em toda a minha trajetória profissional. além desse trabalho eu comecei a atuar com treinamentos que possibilitavam que as pessoas pudessem de fato alavancar suas carreiras. Depois disso, retornei ao ambiente corporativo e fiquei mais uns anos como gestora. Novamente, deparei-me com a necessidade de desenvolver plano de carreira e remuneração e contar com uma assessoria para isso, uma vez que minha função estava mais no âmbito decisório. Só que nessa época eu tinha condições de debater e entender as soluções que me eram propostas. Entendia perfeitamente como o modelo que estava sendo proposto iria impactar sobre as estratégias organizacionais e nos outros subsistemas de gestão de pessoas.

Paralelamente, eu cursei o mestrado e depois o doutorado e comecei a dar aulas em cursos de graduação no período noturno e pude me aprofundar nas diversas teorias, modelos e métodos existentes para o desenvolvimento de pessoas.

Nessa etapa da minha trajetória, eu já tinha os elementos e conhecimentos necessários para entender a diferença e a consistência entre os vários tipos e métodos oferecidos no mercado, e isso é que me permite oferecer esse treinamento que tenho certeza, irá te ajudar a alavancar sua carreira e obter melhores resultados.

Conheça o meu Programa de Treinamento para o Desenvolvimento
de um Plano de Carreira e Remuneração

O Programa de Treinamento para o Desenvolvimento de um Plano de Carreira e Remuneração, contém 7 módulos com vídeo aulas e formulários para o desenvolvimento do plano.

Módulo 1 - Diagnóstico organizacional

A primeira etapa é buscar informações sobre o estado atual em que se encontra a organização e se inicia por entender o seu posicionamento no mercado em que atua. O diagnóstico segue pelo conhecimento da estrutura organizacional, ou seja, como está organizado o sistema de decisão da empresa – quais os cargos de comando existentes, suas posições na estrutura, tipo de sistema decisório – centralizado ou descentralizado, estrutura verticalizada ou horizontalizada, amplitude hierárquica, vantagens e desvantagens da atual estrutura.

O segundo passo é identificar a estrutura dos demais cargos sejam eles de nível superior, técnico ou operacional. Da mesma forma, qual a posição na estrutura e sua adequação às necessidades atuais e futuras da empresa. Além disso, deve-se verificar qual o sistema de remuneração adotado.

Nesta etapa, o levantamento de dados da cultura organizacional como os valores, experiências acumuladas, normas e regras auxiliam para a análise do modelo de plano a ser proposto.

De posse dessas informações, analisar a compatibilidade dessas estruturas e cultura com as estratégias atuais e futuras da empresa, ou seja, se elas respondem adequadamente às demandas de inovação e mudanças que se fazem necessárias.

Módulo 2 - Diretrizes e Alinhamento Estratégico

A segunda etapa do trabalho é saber aonde a empresa pretende chegar, suas diretrizes e objetivos estratégicos, quais os fatores considerados críticos de sucesso e quais serão as competências necessárias a serem desenvolvidas em cada um dos seus eixos estratégicos. A partir  dessas informações inicia-se um delineamento de qual  plano de carreira e remuneração é capaz de responder com mais eficácia aos propósitos da empresa.

De posse dessas informações, analisar a compatibilidade dessas estruturas com as estratégias atuais e futuras da empresa, ou seja, se elas respondem adequadamente às demandas de inovação e mudanças que se fazem necessárias. Definir nesta etapa os eixos estratégicos da empresa para posteriormente definir suas competências. 

Módulo 3 - Delineamento do método a ser proposto e Estudo de viabilidade

O gap existente entre onde a empresa está e aonde ela pretende chegar, bem como características da cultura organizacional, permitirá delinear o modelo de plano de carreira e remuneração mais adequado à empresa.

A partir desse delineamento é possível fazer algumas projeções financeiras dos investimentos a serem realizados no curto, médio e longo prazo, que auxiliarão na escolha do modelo a ser implementado.

As projeções devem considerar também quais os retornos desses investimentos na carreira nos aspectos qualitativos e financeiros (diminuição de rotatividade, menor frequência de recrutamento e seleção, aumento de produtividade e resolutividade, dentre outros).

Módulo 4 - Plano de Comunicação

Sempre que a empresa investe em alguma mudança, principalmente naquelas que impactam na vida das pessoas, geram-se expectativas que podem trazer alguma instabilidade à empresa.

Por esse motivo, um Plano de Comunicação claro e transparente daquilo que é pretendido com o novo sistema de Carreira e Remuneração é de fundamental importância. Esse Plano de comunicação deve trazer às expectativas das pessoas a um cenário real, ou seja, ao entendimento que a proposta de um Plano de Carreira e Remuneração não tem por objetivo aumentar salários (o que pode até ocorrer quando há distorções), mas sim abrir possibilidades e perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional ao longo do tempo que a pessoa permanecer na empresa.

O plano de comunicação deve contemplar um cronograma dos trabalhos, informações escritas e reuniões para esclarecimentos. Além disso, deve definir as pessoas que estarão envolvidas direta e indiretamente no processo de decisão.

Módulo 5 - Mapeamento de Competências

O mapeamento de competências tem por objetivo verificar quais as competências existentes na empresa e quais são necessárias para atingir os seus objetivos organizacionais. Esse mapeamento é feito primeiramente no nível organizacional, em cada um de seus eixos estratégicos (comercial, marketing, supply chain, pessoas, produção, entre outros) que se referem a planejamento, gestão, comunicação, negociação, dentre outros.

No nível individual, adotamos o termo competências no trabalho relacionando-o às capacidades cognitiva, psicomotora e afetiva das pessoas e que respectivamente associam-se a atributos individuais de conhecimento, habilidade e atitude (Brandão, 2012). Portanto, esses serão os quesitos a serem mapeados. O gap existente entre as competências encontradas e as necessárias é que norteará a modelagem do plano de carreira.

Módulo 6 - Modelagem do Plano de Carreira

A partir do mapeamento de competências, inicia-se, nesta etapa, a modelagem do plano de carreira, ou seja, a definição das trajetórias profissionais e as possibilidades de movimentação entre os diversos eixos. Definem-se também os requisitos e uma matriz de desenvolvimento para cada uma das trajetórias definidas.

Módulo 7 - Modelagem do sistema de remuneração

O sistema de remuneração estratégica é de fundamental importância para a empresa da atualidade, pois impacta diretamente na atração e retenção de talentos, na motivação e engajamento dos empregados, no aumento da produtividade e qualidade, no controle de custos laborais, tratamento justo e equitativo das pessoas, apoia o alcance dos objetivos e contribui para um clima organizacional saudável.

Além disso, é um dos principais instrumentos de valorização do trabalho e contempla os salários diretos, incentivos e benefícios.

Para a modelagem desse sistema valorizam-se as competências definidas para cada uma das trajetórias profissionais, tendo-se por base parâmetros de equilíbrio interno e externo.

Para a análise de equilíbrio externo, é necessário a definição de mercado de referência para que se faça a pesquisa salarial e de benefícios praticados.

Além dos componentes do Programa de Treinamento para o Desenvolvimento de um Plano de Carreira e Remuneração tenho mais 4 bônus da maior importância para você

Veja os bônus exclusivos que preparei para você:

BÔNUS 1 - 3 Webinários on-line

Para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas ao vivo, nas 3ª, 5ª e 7ª semanas do Programa de Treinamento;

BÔNUS 2 - Treinamento do Ricardo Piovan

Como o RH pode desenvolver os seus líderes através da metodologia dos 3 F’s;

BÔNUS 3 - Comunidade exclusiva do facebook

Moderada por mim, na qual todos os participantes do programa poderão trocar experiências, ajudar uns aos outros e construir parcerias, e onde eu poderei interagir com todos;

BÔNUS 4 - Plano de Negócios para Consultoria

Eu vou te disponibilizar um Plano de Negócios (com exemplos práticos no próprio instrumento) para que você possa se preparar ou alavancar seus negócios independentes.

Quanto preciso investir para desenvolver com independência
um Plano de Carreira e Remuneração

Se o Programa de Treinamento para o Desenvolvimento de um Plano de Carreira e Remuneração fosse presencial, ele teria que durar 1 semana e se custasse a média do que custa um curso presencial de 40 horas no mercado, sairia por 7 mil reais, e não teria os mesmos resultados pois você não teria condições de aprender simultaneamente à sua aplicação.

Mas não se preocupe,  o investimento no do Programa de Treinamento para o Desenvolvimento de um Plano de Carreira e Remuneração, não sairá nem a 7ª parte desse valor, embora ele pudesse custar bem mais pelo que pode lhe propiciar em resultados e alavancamento de sua carreira ou de um novo negócio.

O investimento total que você terá que fazer para adquirir de forma permanente o programa com as vídeo aulas e ferramentas para aplicação, 3 webinários, Treinamento on-line do Ricardo Piovan: “Como o RH pode desenvolver os seus líderes através da metodologia dos 3 F’s”, Comunidade exclusiva do facebook e um modelo de Plano de Negócios para você abrir sua própria Consultoria é de 12 parcelas de R$ 97,14 pagos pelo cartão de crédito, ou se você preferir,  R$ 997,00 à vista, também pelo cartão.

Por menos do que um jantar mensal,  você pode fazer um investimento decisivo em seu sucesso profissional

QUERO COMPRAR AGORA

Garantia incondicional de 30 dias

Você tem 30 dias para conhecer o ebook, artigos, videoaulas, cronograma estratégico. Você terá acesso a todo material e se depois de 30 dias completos você achar que não é para você, que não serve ou mesmo que apenas não é o que você estava pensando, não tem problema. Basta você nos mandar um e-mail e nós vamos DEVOLVER todo o seu dinheiro, cada centavo, sem maiores perguntas, sem que você precise ficar com uma atendente de telefone ou ter que ouvir qualquer tipo de história. Basta um único e-mail para amcponce@gmail.com.

QUERO COMPRAR AGORA

© 2016 Ana Ponce | Todos os Direitos Reservados.