Descubra os 5 segredos, que qualquer pessoa pode aplicar para conduzir um feedback assertivo, desenvolvendo as competências de seus liderados e aumentando a produtividade da sua equipe

Se você não sabe, não quer e não dá feedback para as pessoas, provavelmente você está vivendo alguma ou até mais de uma dessas situações abaixo:

  • Não consegue fazer a sua equipe melhorar os resultados, mudando de atitude;
  • Angústia de não ser interpretado de forma adequada;
  • Falta de experiência para avaliar a situação com isenção de emoção e sem juízo de valor;
  • Liderados demonstram resistências à mensagem que está sendo passada;
  • Dificuldade de fazer com que os liderados pratiquem uma escuta ativa durante o feedback;
  • Pessoas não reconhecem seus erros apesar das evidências apresentadas;
  • Liderados ao invés de reconhecer seus próprios erros, apontam suas falhas como líder;

Você não está sozinho.
Veja as principais angústias dos líderes no Brasil

  • Não sabem como lidar com as resistências das pessoas durante o feedback;
  • Encontram dificuldades para fazer perguntas inteligentes que façam a pessoa refletir;
  • Terminar a conversa sem a certeza que a pessoa entendeu o recado e que vai mudar seu comportamento;
  • Não conseguem ir direto ao assunto durante a conversa;
  • Confessaram ter dificuldades de não julgar e rotular as pessoas;
  • Líderes não dão feedbacks pontuais, dando foco apenas na devolutiva de Avaliação de Desempenho;
  • Falta de vontade de dar um feedback;
  • Passar a imagem para os liderados de um líder despreparado;

A solução está no Feedback

É inegável que o feedback seja atualmente, uma das principais ferramentas de líderes, para lidar com os diferentes perfis de profissionais numa mesma empresa, entender os impactos que uma conduta ou situação exerce sobre a outra pessoa e buscar constantemente a mudança de comportamentos.

Atualmente muitos líderes não se sentem preparados adequadamente para oferecer feedbacks aos seus liderados, e com isso não dão feedbacks ou fazem de forma equivocada. Além desse fator, existem também os casos em que líderes preferem oferecer apenas feedbacks positivos aos seus liderados ao ter que enfrentar os feedbacks corretivos onde a mensagem é mais complicada de ser passada.

Porém, uma pesquisa recente da Harvard Business Review com mais de 2.500 colaboradores, apontou que 57% das pessoas preferem receber o retorno corretivo, incluindo sugestões de como melhorar no trabalho. Para 72% dos participantes, seu desempenho melhoraria se recebessem mais críticas construtivas de seus superiores.

Então, onde está o problema e como mudar esse cenário ?

O problema é que muitos livros e artigos publicados, falam da importância, dos problemas e desafios enfrentados por líderes na prática do feedback, mas poucos ensinam como fazer, isto é, como conduzir uma boa conversa. Este e-book é destinado a todas pessoas, líderes e liderados, que estão buscando um método que os ajude na prática de feedback.

Se você quer ter resultados melhores do que você está alcançando hoje, seguindo a metodologia que criamos, você conseguirá conduzir o feedback de uma maneira muito mais eficiente, fazendo seu liderado compreender a necessidade da mudança de comportamentos e ainda resgatará a credibilidade do processo dentro das empresas.

E Transformando-se num Expert em Feedback:

  • Você será considerado um verdadeiro líder, pois saberá como preparar e estruturar um feedback;
  • Você controlará suas atividades durante o expediente e sairá da empresa com o sentimento de dever cumprido;
  • Você será considerado um líder exemplar, pois desenvolverá seus liderados através do feedback;
  • Você levará sua equipe a conquistar resultados expressivos, se destacará e será promovido;
  • Você terá equilíbrio emocional necessário para lidar com pessoas difíceis, mesmo em situações de conflito;
  • Sabendo equilibrar os feedbacks positivos e de desenvolvimento entre seus liderados, você será lembrado por eles como um líder meritocrata;
  • Você deixará um legado na empresa de um líder que perpetuou a cultura de feedback.
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Virei gestor e não sabia dar feedback

Passados os primeiros dias após a promoção, ainda naquele clima de euforia, comecei a me deparar com funções e atribuições que um líder precisava exercer, mas não fazia a menor ideia de como colocar em prática. Entre elas estava o feedback!

Fiz alguns treinamentos, li alguns livros, e acreditei que estava preparado para liderar minha equipe e conceder bons feedbacks. Que decepção !!! Os primeiros feedbacks foram ruins, de muita tensão e justificativas, descontrole emocional, baixa qualidade e nada de conseguir mudar os comportamentos das pessoas. Se não bastasse, precisei agir para controlar a desmotivação e melhorar o desempenho da equipe.

Precisava reverter aquela situação rapidamente !!

A alternativa que encontrei foi buscar ajuda com outros gestores mais experientes. Recebi várias dicas e orientações de como conduzir um bom feedback, principalmente para os feedbacks de desenvolvimento.

Acreditando estava preparado, me lancei novamente nos feedbacks e o resultado foi satisfatório para os feedbacks positivos. Com os feedbacks de desenvolvimento, não posso dizer que os resultados tenham sido ruins, mas percebi que ainda faltava algo para me sentir confortável.

Busquei livros específicos de feedback, mas encontrei poucos. Porém, um desses livros trouxe uma abordagem interessante e foi a peça-chave que estava faltando em toda essa engrenagem.

Juntei todo o meu conhecimento, as orientações dos colegas e os ensinamentos desse livro e criei uma metodologia. Percebi que o que estava me faltando era um roteiro a ser seguido, com um passo-a-passo do que fazer em cada fase do feedback.

Com a metodologia pronta, fui experimentar. Utilizei o método com as pessoas ao qual meu feedback havia sido um fiasco. No início foi um pouco tenso, mas consegui utilizar o método com firmeza sem ser autoritário.

O sucesso veio no final de uma conversa, quando escutei da pessoa, que em um feedback nem sempre os pontos falados são gostosos de ouvir, mas que tinha entendido e aceitado tudo o que havia sido dito e que colocaria em pratica todos os planos de ação.

Foi muito prazeroso escutar da pessoa no encerramento, que tinha sido o melhor feedback que ela recebera em anos na empresa, isto é, direto, sincero e abordando pontos de melhoria.

O que dizem sobre Mauricio Vieira

Alexandre Elias

“O Mauricio foi meu primeiro gestor e líder no banco Itaú. Com ele descobri que o feedback não precisa ter hora marcada e nem lugar pré-estabelecido, feedbacks estes que foram fundamentais no direcionamento de minha carreira.”

Alexandre Elias Analista, Itaú
Sandra Martinez Sanches

“Maurício foi um parceiro sempre disposto, prático, alinhado com os objetivos da empresa, capaz de apresentar resultados mesmo em situações difíceis. Focado nos resultados mas sem perder de vista o lado humano e a proximidade/preocupação com sua equipe e pares. Como principais competências destaco a liderança de equipe e pratica e treinamento de feedbacks com pares, parceiros e equipe. ”

Sandra Martinez Sanches Corodenadora de Sustentação, Itaú
Juliana Leal

“A palavra “competência” é uma síntese do Maurício. Profissional focado e comprometido com o desenvolvimento humano, é uma das referências na área de modelos de gestão, liderança e feedback. Tive o prazer de conhecer sua obra em e-book “Feedback” que apresentou conceitos, metodologias de forma prática e aplicável à realidade das organizações. Sem dúvida sempre simples, inovador e com diferenciais”

Juliana Leal Analista de RH, Oxiteno
Marcio Santana

“Ao trabalharmos juntos, o Maurício foi, desde o início, motivador, sempre presente, reconhecendo os pontos positivos e identificando pontos a desenvolver. Feedback sempre claro, sabia apresentar de maneira direta e clara onde deveria ir. Um excelente profissional com quem trabalhei.”

Marcio Santana Analista de Sistemas
Elton Queiroz

“O Maurício é um profissional extremamente dedicado que tem como características fortes a organização, clareza e visão “fora da caixa”. Possui uma grande habilidade em transformar as ideias e oportunidades de melhorias em planos de ações com tarefas claras e objetivos bem definidos. Como líder, me auxiliou a desenvolver competências em gestão de pessoas e processos que alavancaram resultados expressivos e consistentes em minha carreira.”

Elton Queiroz Coordenador de Sistemas
Caroline Baena Vicente

“O Mauricio é uma pessoa que se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe, que direciona no aprendizado e crescimento profissional, que orienta nos pontos a desenvolver e que sabe aproveitar bem as qualidades profissionais de cada um, independente do perfil. Sabe ser assertivo em seus feedbacks, passando a mensagem de forma clara e construtiva. Destaco o Mauricio como uma pessoa extremamente didática, que realmente se preocupa em passar o conhecimento adiante e que compartilha boas práticas; além de saber conduzir um feedback com maestria, de forma bem estruturada e sem deixar dúvidas no recado a ser dado.”

Caroline Baena Vicente Analista de Sistemas Sr.
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Conheça o meu ebook de Feedback

Neste ebook vou apresentar para você os 5 passos que você precisa dar para aplicar um feedback no seu liderado que faz com que ele reflita sobre os seus comportamentos e resultados e inicie um processo de mudança nas suas atitudes, transformando-se assim num profissional que entrega seus trabalhos com a qualidade que você deseja no dia a dia. Veja abaixo cada um dos passos que você irá aprender neste ebook de simples entendimento:

A partir de agora eu vou te mostrar, no meu ebook, quais são os 5 Segredos para conduzir um feedback eficaz:

CAPÍTULO 1 - Preparação da conversa

Talvez mais importante que a própria conversa, é o quanto você se prepara para ela. Um bom feedback começa muito antes de estarmos frente-a-frente com a pessoa. As vezes no ímpeto de querer resolver um problema, nos lançamos a um feedback sem nos preparar, somos pegos de surpresa em várias situações/questionamentos e a conversa se torna ineficaz. Neste módulo você irá descobrir quais são as atividades fundamentais que devemos fazer para que isso não aconteça.

CAPÍTULO 2 - Ação

É o momento do feedback, onde você ficará frente a frente com a pessoa. É nesse momento que muitos líderes acabam ficando angustiados, pois não sabem como ir direto ao assunto, se sentem incompetentes para lidar com as resistências das pessoas e se acham incapazes de fazer perguntas para a pessoa refletir sobre o que está sendo passado. Quando isso acontece, normalmente o descontrole emocional aparece e o resultado da conversa fica prejudicado.

Vamos entender como devemos conduzir a conversa, explicando passo a passo tudo como deve ser feito e também pontos de atenção.

CAPÍTULO 3 - Compromissos

Feedback não é apenas uma conversa onde são expostos os comportamentos apresentados pelo funcionário no seu dia-a-dia. Se não encerrarmos com um plano de ação, a pessoa não mudará o comportamento. Costumo dizer que se um feedback for encerrado sem planos de ação, então não terá sido um feedback e sim uma conversa entre amigos.

É fundamental aprender como definir planos de ação, que façam com que a pessoa coloque em prática novas ações e dessa forma consiga superar os comportamentos inadequados apresentados. Além disso você aprenderá formas de acompanhar e medir a evolução da pessoa.

Vamos entender como devemos conduzir a conversa, explicando passo a passo tudo como deve ser feito e também pontos de atenção.

CAPÍTULO 4 - Término

Encerrando a conversa. O término do feedback e tão importante quanto uma boa preparação. Fazendo um paralelo com acidentes aéreos, a maioria acontece na decolagem (no nosso caso, a fase de preparação) e também na aterrisagem (término da conversa). Muitos feedbacks se tornam ineficazes, pois negligenciamos algumas pequenas tarefas que devem ser feitas nos últimos minutos da conversa. Veremos nesse capitulo como devemos encerrar o feedback para criar uma aliança com o funcionário. É o momento valioso para que a pessoa entenda que feedback é bom, fique ansioso para o próximo e mude a visão desse processo dentro da empresa.

CAPÍTULO 5 - Outros pontos importantes

Existem outros pontos importantes que devemos entender e aprender para que nosso feedback seja mais efetivo. Nesse módulo você aprenderá por exemplo, como conduzir feedbacks para questões complicadas como mal hálito, sudorese, vestimenta inadequada, feedback em público, feedback 360°, entre outros.

Além disso, você aprenderá também como fazer uma boa autocrítica a respeito dos feedbacks conduzidos.

E para encerrar, você descobrirá o que está por traz da Arte de escutar, questão fundamental em qualquer processo de comunicação.

Além do ebook tenho mais 5 bônus para você

Mas não é só isso, porque quem tomar a decisão agora e adquirir o ebook com os 5 segredos para conduzir um feedback eficaz, também receberá TODOS os meus 6 bônus:

BÔNUS 1 - Palestra sobre Administração do Tempo

Pessoas eficazes sabem administrar o seu tempo de forma impecável, pois precisam realizar as suas tarefas durante o expediente e encerrar o dia com a sensação de dever cumprido e principalmente a satisfação de ter realizado tarefas importantes. Neste bônus você receberá um treinamento de gestão do tempo onde você desenvolverá comportamentos para ser mais produtivo, conseguirá organizar sua agenda de trabalho e arrumará tempo para conceder feedbacks aos seus liderados. 

BÔNUS 2 - Palestra sobre Plano de Carreira

Nesta Palestra você conhecerá quais são os pontos chave para desenvolver um bom PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Através desse conteúdo, você terá condições de dar um feedback aos seus liderados, identificando aspectos que podem estar impedindo ele de progredir na carreira, bem como, identificar pontos a serem trabalhados para alcançar seus objetivos profissionais.

BÔNUS 3 - Teste Perfil DISC

As empresas buscam profissionais adaptáveis para o mercado moderno e em constante mudança.

Independentemente de estar empregado ou no cargo que já exerça, é importante que o todo profissional  aprimore sempre as suas habilidades visando o crescimento profissional. Nesse teste você conhecerá qual é o seu perfil DISC, e com isso descobrirá quais são as suas características positivas e também as características limitantes, isto é, aquelas que devemos trabalhar constantemente. Precisamos discutir esses pontos num feedback, ajudando nossos liderados na mudança desses comportamentos. 

BÔNUS 4 - Inteligência Emocional - Como lidar com pessoas difíceis no feedback

Nesta palestra Ricardo Piovan demonstra como ter inteligência emocional no momento de aplicar feedbacks em pessoas difíceis, isto é, como lidar com o medo, a tristeza ou a raiva das pessoas nos momentos da aplicação do feedback.

Além de aprender a lidar com a emoção das pessoas, o líder também descobrirá como lidar com as suas próprias emoções no momento do feedback, não deixando que o medo e a raiva atrapalhem a boa aplicação do feedback.

BÔNUS 5 - Geração Y - Descubra os 3 Segredos para Motivar os mais Jovens ao Resultado

Nesta palestra inédita, Ricardo Piovan apresenta 3 estratégias simples de serem aplicadas para motivar a geração y a conquistar resultados. Aplicando estas 3 ferramentas no dia a dia a sua equipe irá trabalhar num outro nível, entregando suas atividades com mais qualidade e rapidez, respeitando a sua liderança.

BÔNUS 6 - Áudios das Palestras

Você receberá o áudio de todas as 5 palestras acima e ouvir quantas vezes quiser no seu celular, ipod ou carro. Você fará o download destes áudios e poderá levar para onde desejar.

Quanto preciso investir na minha carreira
para saber dar feedbacks mais poderosos?

Pelo ebook com os 5 segredos para conduzir um feedback eficaz, as 5 palestras e os 4 áudios eu poderia cobrar facilmente R$ 1.000,00, visto que para ministrar um treinamento com todo este conteúdo numa empresa eu chego a cobrar R$ 12.000,00.

Mas fique tranquilo, pois você não pagará nem 10% deste valor.

Comprando hoje este pacote de feedback com o ebook, as 5 palestras e os 4 áudios para você ouvir onde quiser, que ajudará você a preparar e conduzir feedbacks maravilhosos, você pagará apenas R$ 97,00 e ainda poderá pagar em 10 parcelas de R$ 10,79.

Imagine você conduzindo feedbacks sensacionais e ainda resolvendo os problemas do seu trabalho com mais facilidade, sendo mais motivado no seu dia a dia e tudo isso por apenas 10 parcelas de R$ 10,79.

Isso significa um investimento na sua qualidade de vida por pouco mais que 25 centavos por dia na sua carreira e na sua própria vida pessoal.

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Garantia incondicional de 30 dias

Você tem 30 dias para conhecer o ebook, as palestras e os áudios. Você terá acesso a todo o material e se depois de 30 dias completos você achar que isso não é para você, que não serve ou mesmo que apenas não é o que você estava pensando. Não tem problema. Basta você nos mandar um e-mail e nós vamos DEVOLVER todo o seu dinheiro, cada centavo, sem maiores perguntas, sem que você precise ficar com uma atendente de telefone ou ter que ouvir qualquer tipo de história. Basta um único e-mail para contato@pactorh.com.br.

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Empresa Responsável por este Serviço: PactoRH Treinamento e Desenvolvimento Pessoal Ltda – ME
CNPJ: 20.862.970/0001-03 INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 225.640
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Fundador Responsável: Mauricio Vieira - Telefone: +55-11-4997-3235 - contato@pactorh.com.br.